eleições 2022
Carlos Eduardo diz que candidatura de Rafael Motta é para “ajudar” Rogério Marinho
Published
2 anos agoon
By
Redação
“A governadora disse que a candidatura de Rafael Motta é para ajudar a candidatura de Rogério Marinho”, declarou o pré-candidato ao Senado Federal Carlos Eduardo Alves (PDT), nesta sexta-feira 15, ao afirmar que Fátima Bezerra (PT) disse que a pré-candidatura do deputado federal do PSB tem o objetivo de “ajudar” o ex-ministro, que é pré-candidato ao mesmo cargo.
“Quando a governadora fala assim, quero me reportar a esse processo de escolha das candidaturas, no caso, a minha candidatura ao Senado da República. A governadora, depois de me convidar para ser o candidato a senador na chapa com ela, candidata à reeleição, foi conversar com todos os partidos aliados, inclusive com o PSB de Rafael Motta. Naquela oportunidade da consulta, o deputado e o PSB não manifestaram nenhum desejo de disputar o Senado”, explicou, em entrevista à Rádio Rural de Mossoró.
Carlos Eduardo reforça a tese de que o deputado federal resolveu entrar na disputa eleitoral apenas para beneficiar Rogério Marinho, candidato de Bolsonaro no Rio Grande do Norte ao Congresso. “Isso fique muito claro. Nós precisamos ganhar e precisamos derrotar o bolsonarismo, com Rafael e tudo”, ressaltou.
Segundo o ex-prefeito de Natal, sua candidatura ao Senado Federal conta com o apoio de todos os partidos aliados à governadora Fátima Bezerra, com exceção apenas do PSB. “Nós formalizamos a aliança com a consciência de que houve um processo democrático em que se respeitou todos os partidos. Todos tiveram audiência, participaram. Não pode haver mudança depois de tudo isso acontecido”, finalizou.
Ele criticou a postura adotada por Rafael Motta, que decidiu oficializar sua pré-candidatura após o PT potiguar ter referendado que o candidato oficial é Carlos Eduardo Alves.
“Aí a governadora formalizou as consultas e fechou a chapa e foi conversar com o presidente Lula em São Paulo e com o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores. A governadora foi lá e disse que falou com todos os partidos: o PV, PSD, PV, PCdoB, Republicanos, PDT e PSB. Todos estão de acordo com a nossa candidatura à reeleição e Carlos Eduardo Alves ao Senado. Lá recebeu as bênçãos e apoio do presidente Lula e do diretório nacional do PT”.
E continuou, “quando ela volta, é surpreendida com Rafael Motta dizendo que era candidato ao Senado. A governadora se chateou. Se ele era candidato, por que não disse na época da consulta? Porque era legítimo ele dizer na época: ‘não me interessa essa candidatura, porque o PSB vai me lançar’. Então, depois de concluído todo esse diálogo, toda essa participação democrática, aí ele aparece candidato? Depois de tudo feito, aliança formalizada, você aparece candidato?”, questionou em entrevista a Rádio Rural de Mossoró, nesta sexta-feira 15.
You may like
Bolsonaro
Bolsonaro tem 51,4%, e Lula tem 48,6%, diz pesquisa Veritá.
Published
2 anos agoon
21 de outubro de 2022By
RedaçãoBolsonaro tem 51,4%, e Lula tem 48,6%, diz pesquisa Veritá. O Presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), tem 51,4% dos votos válidos, enquanto o Ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 48,6%, indica Pesquisa Veritá divulgada nesta sexta-feira (21).
No cenário que considera também os votos não válidos, Bolsonaro tem 47,5%, e Lula, 44,1%. Indecisos somam 7,5%. Votos nulos e em branco são 0,9%. Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados.
Leia Também: SBT esfria busca por Série B, diz site.
A pesquisa foi feita por iniciativa própria do instituto. Foram entrevistados 20.220 eleitores entre 17 e 20 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrada no TSE sob o número BR-04043/2022.
É a primeira vez que o presidente da republica aparece na frente em uma pesquisa contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tudo pode aconteceu até a eleição de Outubro.
Ainda nesta semana deveremos ter outras pesquisas que nós trata um termômetro da pesquisa de hoje. A globo deverá divulgar ainda nesta semana uma pesquisa IPEC, mas esta não é esperada com grande expectativa pelo atual governo.
Brasil
Campanha de Bolsonaro no RN terá largada próximo sábado.
Published
2 anos agoon
7 de outubro de 2022By
RedaçãoCampanha de Bolsonaro no RN terá largada próximo sábado. Rogério Marinho afirmou, inclusive, que vai propor ao presidente Bolsonaro que priorize a campanha nos grandes centros urbanos do país, pois precisa ganhar as eleições, enquanto aqui “vamos fazer a nossa parte, não tenho dúvida de que vamos aumentar a sua votação no Rio Grande do Norte”.
Para reverter o quadro das eleições no primeiro turno, no Estado, em que Bolsonaro contou com 31,02% dos votos válidos contra 62,98% dos votos ao ex-presidente Lula, o novo senador eleito potiguar ressalva que “acabou a eleição proporcional e só temos duas candidaturas, os prefeitos sabem como foram ajudados, sabem a diferença de tratamento que o [atual] governo federal assegura”.
Rogério Marinho disse que no domingo (02), a primeira pessoa para a qual ligou foi para Bolsonaro, a quem prestou solidariedade, “elogiando a atuação que teve” e se colocando à disposição “para realizar o trabalho de levá-lo novamente à Presidência da República”.
Segundo Rogério Marinho, as urnas “nos colocaram na oposição [no Estado]” e pretende “liderar esse grupo de oposição, com a conveniência e permissão dos pares, deputados federais, estaduais e prefeitos que seguem nossa orientação”. “Faremos uma oposição construtiva à governadora Fátima Bezerra (PT), o que for bom para o Estado contará conosco”, disse, durante entrevista à rádio Jovem Pan News Natal.
Agora, acrescentou Marinho, “é evidente que não teremos uma adesão sectária como ela espera e pediu ao longo de três anos e meio, não vamos permitir mais e aceitar que o Estado continue nessa inércia, letargia, quem está perdendo com isso é a população norte-rio-grandense, vamos trabalhar muito para que esse segundo mandato da governadora seja um mandato em que pelo menos ajude o Estado sair da situação em que se encontra”, disse, na entrevista à Jovem Pan News Natal.
Rogério Marinho disse, ainda, que já ligou para ao menos 40 prefeitos e deputados eleitos, falando sobre a campanha no segundo turno. “Pedi reforço para declaração pública de voto para aumentar percentual dado ao presidente em cada município do Estado”, destacou o senador eleito.
O ex-ministro argumentou que, tradicionalmente, as lideranças políticas do interior, “com medo de contaminar suas candidaturas proporcionais, nunca fizeram o embate, nunca combateram a narrativa, porque é mais conveniente e mais cômodo eleger o deputado estadual, o deputado federal e deixar para lá o presidente da República, porque a vida é uma questão local, o cara está mais preocupado com o que está acontecendo no seu município”.
Mas Rogério Marinho afirma acreditar no melhor desempenho de Jair Bolsonaro no segundo turno, pois os prefeitos “estão vivendo momento extraordinário, não se encontra um prefeito que não esteja com sua folha de pagamento e fornecedores em dia, porque o presidente da República disse o seguinte: ‘Mais Brasil e menos Brasília’. E ele fez, não foi só discurso de campanha”.
Segundo Rogério Marinho, o que acontecia na época do PT “era os prefeitos de pires na mão, mendigando recursos para resolver os seus problemas mais comezinhos, os menores, hoje os prefeitos estão independentes”. “Isso não vai acontecer no segundo turno, agora no dia da eleição não estava em todos os lugares, vários prefeitos não pediram votos, agora vão pedir, vamos trabalhar pra vencer com 10% a mais de votos para contribuir com a eleição de Bolsonaro no Brasil inteiro”, disse.
Leia também: Ministro do TSE nega registro de Lagartixa, eleito com 88 mil votos
Com relação à votação que obteve nas urnas, afirmou que o momento é de agradecer. “O momento agora é de gratidão. Essa palavra é muito forte, porque exprime uma série de sentimentos. Gratidão pelo reconhecimento, reciprocidade, lealdade do povo do Rio Grande do Norte e de centenas de lideranças políticas que foram respeitadas no processo eleitoral. Nós fizemos uma campanha limpa, propositiva, uma campanha de uma prestação de contas do que tivemos oportunidade de empreender como deputado, como ministro, como personalidade pública”, destacou. “A nossa voz ecoou, foi ouvida e as urnas falaram, acredito de verdade que há uma enorme responsabilidade que hoje carrego de representar o Rio Grande do Norte na Câmara Alta, no Senado Federal”, afirmou.
eleições 2022
Fátima Bezerra foge de debate na TCM em Mossoró para não enfrentar Fábio Dantas
Published
2 anos agoon
16 de setembro de 2022By
RedaçãoFátima Bezerra foge de debate na TCM em Mossoró para não enfrentar Fábio Dantas. A governadora Fátima Bezerra (PT) não vai comparecer ao Debate TCM, que será realizado nesta quinta-feira (15). Todos os candidatos ao Governo do RN com representação na Câmara Federal foram convidados e confirmaram presença: Fábio Dantas (SDD), Capitão Styvenson (Pode), Danniel Morais (PSOL) e Clorisa Linhares (PMB).
Para Fátima, há uma estratégia política e eleitoral para evitar debater com pessoas preparadas, como é o caso de Fábio Dantas (Solidariedade).
No debate a ausência da governadora Fatima Bezerra foi o principal assunto entre os candidatos, durante a exibição pela TCM de Mossoró, em diversos momentos, vários candidatos chegaram a criticar a ausência da governadora.
Um dos principais candidatos que disputa a eleição contra Fatima Bezerra, o ex-governadora Fabio Dantas chegou a afirmar que Fatima teria se ausentado do debate para não discurtir os problemas de sua gestão e do Rio Grande do Norte.
Leia Também: Mega loja da Havan é impedida de inaugurar em Natal.
Já o candidato do Podemos Styvenson Valentim, disse no debate que Fatima não tinha muito a apresentar ao estado, por este motivo a governadora em exercício havia faltado ao debate da TCM.