Veja o que é necessário para o ABC conseguir subir para a Série B já no sábado. Líder do grupo C da segunda fase da Série C, o ABC pode cravar o acesso à Série B ao fim da quarta rodada, marcada para o fim de semana. Para isso acontecer, o Alvinegro precisa bater o Vitória no sábado, em Natal, e torcer por um triunfo do Paysandu sobre o Figueirense, em Belém, no domingo.
Se esta combinação ocorrer, o ABC chegaria a 10 pontos e seguraria o Vitória com quatro; o Paysandu faria os três primeiros pontos e o Figueirense seguiria com seis.
Nesta possibilidade, o acesso do ABC estaria assegurado porque Vitória e Figueirense ainda vão se enfrentar na quinta rodada – e, portanto, pelo menos uma das duas equipes perderá pontos. O Alvinegro seria, no mínimo, segundo lugar do quadrangular.
Hoje, o Chance de Gol aponta o ABC com 91,8% de probabilidade de subir. Figueirense (79,4%), Vitória (25,6%) e Paysandu (3,2%) vêm na sequência.
Retrospecto
A Série C passou a ter quadrangulares decisivos há dois anos. Em 2020 e 2021, a conquista de 9 pontos foi suficiente para obter o acesso. Em 2020, subiram Vila Nova e Brusque, com 10 e 9 pontos, em uma chave; e Remo e Londrina, também com 10 e 9 pontos, na outra.
Em 2021, conseguiram o acesso Ituano e Criciúma, 13 e 9 pontos, em um grupo; e Tombense e Novorizontino, 11 e 9 pontos, no outro. As informações são do GE.