rio grande do norte

TSE anula votos do PSDB, Larissa perde mandato e Marrom assume.

Decisão da Justiça Eleitoral na noite de ontem sobre fraude em cotas de mulheres, provoca mudança na Câmara de Mossoró.

Publicado

em

TSE anula votos do PSDB, Larissa perde mandato e Marrom assume. Reviravolta na Câmara Municipal de Mossoró nesta terça-feira (9), com a decisão do Tribunal

Superior Eleitoral (TSE) que cassou a chapa de vereador do PSDB nas eleições de 2020 da cidade por fraude na cota de gênero. Com a decisão, por unanimidade, a única vereadora eleita pelo partido, Larissa Rosado, que atualmente está filiada ao União Brasil, perde seu mandato.

Durante o julgamento, o relator, ministro Carlos Horbach entendeu ter ocorrido fraude eleitoral por causa da inexistência de movimentação financeira de duas candidatas, outra que não votou nela mesma e a inexistência de atos de campanha.

TSE anula votos do PSDB, Larissa perde mandato e Marrom assume.

Diante disso, foi decretada a nulidade de todos os votos do PSDB e o recálculo do quociente partidário. A decisão também considerou inelegíveis as candidatas Francisca das Chagas Cos[1]ta da Silva e Maria Gilda Barreto

Leia Também: Reoneração de combustíveis vai elevar preço da gasolina em 69 centavos o litro.

da Silva por terem fraudado a cota de gênero. A vaga PSDB vai para a chapa do Democracia Cristã e com isso Marrom Lanches se torna vereador no lugar de Larissa.

COTA DE GÊNERO

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto na Lei 9.504/1997, a chamada Lei das Eleições. O artigo 10, parágrafo 3º, estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipal.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ultimas

Sair da versão mobile